Dicas para fotografar shows.

Com certa freqüência vejo pessoas perguntando sobre as melhores formas de se fotografar shows. Muitos acham que é necessário ter um super-ultra equipamento. Há até aqueles que acreditam que é precisam de flash! Por isso resolvi criar um post, com algumas dicas. Longe de ser um tutorial, o objetivo aqui é somente dar uma clareada para os iniciantes que desejam se aventurar nesse ramo que, pra mim, é um dos mais divertidos da fotografia.

1- OBJETIVA

Muita gente acha que não vai se dar bem fotografando um show por não ter uma objetiva potente, preferencialmente uma tele. É óbvio que quanto melhor e mais qualidade ótica sua lente tiver, mais fácil e satisfatório será o resultado final. Mas isso não é obrigatório. Possuo apenas 3 objetivas, todas básicas: a 28-105mm – 3.5; a 75-300mm e a famosa cinquentinha, a 50mm 1.8. Esta última sim, tem uma qualidade ótica bem superior às outras. Nenhuma delas possui estabilizador de imagem. Ou seja, tirando a 50mm, elas não são objetivas claras, não tem um alcance muito poderoso e não são as top do mercado. Mas sim, consigo fotos muito boas com ela!

Como? O fotógrafo contratado sempre tem acesso livre e área reservada bem em frente ao palco e antes da platéia. Por isso ele não precisa de uma tele! No meu caso, eu nem era a fotógrafa contratada, fotografei no meio do público mesmo, mas cheguei cedo e escolhi um local privilegiado. Essa é a grande sacada! É preciso escolher um local onde você tenha uma boa visão do palco e, se possível, te permita andar e fotografar ângulos, posições e enquadramentos diferentes.

1- ABERTURA

Como minhas lentes são escuras, normalmente preciso usar o máximo abertura disponível. Como o ambiente de shows é escuro, é necessário fazer um verdadeiro cálculo, relacionado a abertura com velocidade e ISO. Deixando a maior abertura possível, uma maior quantidade de luz vai penetrar o sensor, fazendo com que se consiga utilizar ISOs menores (amém!).

2- VELOCIDADE

Shows normalmente são agitados, por isso a velocidade não pode se muito baixa. Suas fotos ficariam todas borradas e tremidas. Tente não usar velocidade menor do que 1/60. O que vai determinar a melhor velocidade é se você está num show de metal ou num voz e violão. Brincadeiras a parte, a escolha certa do ISO e da abertura lhe dá uma maior gama de velocidades adequadas a se usar.

Claro que como ‘regras não são leis’, você pode perfeitamente mudá-las. Pode por exemplo abaixar a velocidade, de modo a registrar propositalmente um movimento. O rastro percorrido pela guitarra, ou o balançar das mãos do músico tocando um pandeiro.

3- ISO

O ISO nada mais é que a sensibilidade que o sensor de uma câmera tem à quantidade de luz que ele recebe. Quanto mais escuro o local, mais necessário se faz aumentar o ISO. Mas aí temos um grande problema: ISOs altos causam granulação (ruído) na imagem. E então, o que fazer? Testes. Coloque um ISO intermediário e veja como sua foto ficou. Se depois de tudo ajustado adequadamente a foto ainda ficar escura, vá aumentando o ISO até chegar a um bom resultado. Para nossa sorte, a tecnologia neste quesito está muito avançada e mesmo as câmeras mais simples que estão sendo lançadas no mercado permitem a utilização de ISO’s altos, tendo níveis muito baixo de granulação! Isso é uma belezura e um dos meus sonhos fotográficos.

4- FLASH

De maneira alguma use flash! A não ser que o show seja no bar da esquina ou no quintal de casa, totalmente sem iluminação especial. A banda contrata um iluminador e passa uma parte do seu tempo escolhendo a sequencia de luzes não é atoa. É porque essas luzes dão uma beleza incrível ao espetáculo. São as luzes que dão o clima, o tom, a energia e o astral arrepiante de um show. Jogar um flash ali vai sumir o jogo de cores, deixando tudo muito sem graça. Conhecer a banda e tentar memorizar a ordem da iluminação ajuda e muito no resultado. Se não tiver essa oportunidade, no começo de cada música observe como as luzes se comportam. Veja como elas interagem com os integrantes da banda e com os instrumentos. Como o jogo de luz costuma se repetir no desenrolar da música, você conseguirá pegar efeitos interessantes.

5 – EXPRESSÕES

O último tópico das dicas, mas não menos importante. Costumo brincar que fotografia é diferente de foto. Foto todo mundo faz, basta apertar o botãozinho e pronto. Essas fotos que vemos em orkut e facebook são exemplos disso. Galera vai no show, tira umas fotos, registra o momento e pronto. A fotografia é diferente. Além de todos os conceitos descritos acima, o essencial para registrar perfeitamente um show é captar a emoção proporcionada por ele. Para isso, nada melhor do que conseguir capturar a feição emocionada dos seus integrantes. Seja cantando uma música romântica, seja liberando toda a energia do rock pesado, são as expressões que mostrarão a todos o quão interessante foi aquele show. E aqui talvez seja um dos únicos momentos (para fotos de shows) que ter um teleobjetiva vai te deixar realmente mais feliz.

Agora chega de bla bla bla e vamos ver algumas fotos que fiz, utilizando esses conceitos? Aí:

Basicamente é isso. Claro que é só um guia aproximado de como fazer. Como tudo na vida, às vezes testar novas situações gera um resultado bem bacana. O segredo é experimentar. Como viram, algumas ficaram até com bastante ruído, mas eu até gosto desse efeito. Tudo depende! Espero que este post ajude quem estiver iniciando a trajetória de fotografar shows. Quem tiver mais dúvidas, é só deixar um comentário. Já se você for um expert em fotografia de shows e tiver mais dicas pra dar pra gente, comente também!

Para ver mais das minhas fotos de shows, http://www.flickr.com/mandinha_bhz/sets/72157611455173517/

E você, tem uma banda e gostaria de registrar seus shows, ou fazer um ensaio para divulgação/encarte de cd, etc? Entra em contato para orçamento! E tem promoção: dizendo que viu este post, sua banda fatura 30% de desconto!

10 Replies to “Dicas para fotografar shows.”

  1. Bárbara

    Muito bom, como tenho muitos amigos que tocam em bandas de rock, estou cada vez mais sendo cogitada pra fotografar shows.. e adoro. Já vejo que tenho um novo investimento a fazer, uma teleobjetiva clara, porque minha 18 55 já não está me ajudando. Alguém poderia me dar uma dica de qual comprar?? Valeu!

  2. Edu léporo

    Adorei. isso sim é um belo TUTORIAL sim senhora! Gostei da suas dicas e maneira simples e direta de repassar, sem frescura. E gostei mais ainda com as fotos da Móveis Coloniais de Acaju dada como exemplo. Super obrigado.

  3. Pingback: Figuras e figurinos » Dicas para fotografar shows - Bem Paraná

  4. Marco Romano

    TB, cheguei aqui através do twitter do linksfotografia :-)
    Tive minha aventura recente ao assitir um show de dança flamenca, em um teatro, na platéia terceira fileira, entre desviar das cabeças e tentando não atrapalhar quem estava atrás de mim, foi um aprendizado e tanto. Usei a famosa 50mm f1.8, (só tenho outra lente 28-105) e das 250 fotos, salvaram-se umas 20, mas ficaram interessantes.

    prazer estar aqui!

  5. Pingback: Shows « Francamente, Dvd

  6. dvd

    olá!
    Também achei seu link pelo twitter! Eu às vzs fotografo shows, e concordo com o artigo. Porém minhas fotos ficam boas, tipo uma a cada 50 =P
    Tento aproveitar o máximo dos efeitos dos holofotes. Creio que o maior problema é que a maioria das casas de show (incluindo organizadores de eventos grandes) não tem experiência com iluminação. Colocam uns holofotes coloridos lá só pra deixar bonitinho ou sinistro, mal posicionados ou que até deixam um cenário bonito mas não muito adequado para fotografia. Quero compartilhar minhas melhores fotos de show, que foi num em particular quando me deixaram subir no palco pra tirar foto, foi quando consegui meus melhores clicks:
    http://www.flickr.com/photos/dvdfranco/sets/72157622318737291/

  7. thiago

    primeira vez que venho aqui no blog e desde já adorei..
    vou frequentar aqui sempre! Estar atualizado e receber dicas de como fotografar melhor é sempre bem vinda sempre.
    Bom então vou deixar aqui o link com minha conta do Flickr..
    e espero que dê sua opinião..

    http://www.flickr.com/thifilipe

    tem algumas fotos de shows tbm lá!
    Abraços.

  8. Karina Kohl

    Cheguei aqui através do twitter do linksfotografia e achei bem legal tua iniciativa :-)
    Shows também são minha paixão e me dá uma agonia quando vejo alguém com um flash pra acabar com todo o clima criado pela iluminação…
    Quando a situação permite, uso e abuso da 50mm f1.8 :-)
    Abraços

Deixe uma resposta