Google Books e a fotografia

Que o Google é uma das marcas mais valorizadas do mundo, todo mundo sabe. É disparado o site de busca mais utilizado no mundo todo, com mais de 70% de utilização. Ou seja, todos os outros sistemas de buscas dividem a irrisória fatia dos 30% restante.  Mas o Google é muito mais do que um simples sistema de buscas. Atualmente ele conta com inúmeros serviços que facilitam – ou simplesmente divertem – a vida da gente.  E é sobre um destes serviços que vou relatar nesse post: o Google Books.

O Google Books é um sistema de pesquisa de livros onde são exibidos trechos , resenhas e até livros inteiros! Neste último caso, é preciso que o livro esteja em domínio público, ou seja, não esteja protegido por direitos autorais. Algumas empresas concedem uma permissão sobre alguns livros, e aí pode-se ler uma boa quantidade. Caso se interesse, o próprio Google te mostra onde você pode comprar ou até pegar emprestado em algumas bibliotecas.

Digitei a palavra “fotografia” e achei livros bem bacanas.


Brasileiros e até internacionais (traduzidos), como o famoso A Câmera, de Ansel Adams. Tem muito coisa ligando a história da fotografia brasileira, personagens, antrolopogia.. pra quem gosta destes temas, é um prato cheio. Como são livros já bem antigos, dá pra ler boa parte do livro.

Neste link o Google te ensina como usar o Google livros. Minha vontade era ter todos eles, apreciar, sentir o papel. Mas como infelizmente os livros no Brasil são muito caros, esta é uma ótima oportunidade de aprender gratuitamente!

Aproveito o post pra falar de outro site interessante que disponibiliza livros, música, vídeo e imagens de domínios públicos. É o   http://www.dominiopublico.gov.br . Ele tem, por exemplo, a obra completa do Machado de Assis, várias poesias do Fernando Pessoa e A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

7 Replies to “Google Books e a fotografia”

  1. Pingback: Oregon Adirondack Furniture

  2. Pingback: Easy Low Diet

  3. Pingback: consejos practicos para mujeres cristianas

  4. Pingback: Joe Olujic

  5. Pingback: Daren Zenner

  6. Lia

    Oi Mandinha,

    muito bacana essa sua iniciativa. Achei muito interessante todos os textos…to adorando, esse do google achei bacana demais…vou entrar pra ver..
    Continue nos informando, adorei, vc escreve muito bem!!!

    bjos

Deixe uma resposta