Dia nacional do fotógrafo + desafio

Há uma certa controvérsia, mas o mais aceito é que dia 8 de janeiro é o dia nacional do fotógrafo. Uma brincadeira interessante é a de resgatar na memória o que nos levou para a fotografia. Sendo amador ou profissional, o que nos fez despertar o desejo de falar com todo orgulho: ‘eu sou fotógrafo!’?

O meu caso é bem claro. Minha mãe não tem foto dela quando criança/adolescente. Só existe uma foto assim, de criancinha, mas ninguém sabe ao certo se é ela ou minha tia. Por esse motivo, desde que eu nasci (e meu irmão posteriormente), minha mãe fez questão de registrar todas as fases do nosso crescimento, os momentos interessantes, divertidos, importantes. Aqui em casa tem foto até não poder mais. Então sempre cresci nesse ritmo.

Mas sempre foram câmeras simples, do tipo ‘aperta o botão e tá lindo’. Só recentemente tive o prazer de descobrir que fotografia vai muito além. Que é possível brincar com possibilidades, que a gente pode fazer a foto, ao invés de somente apertar um botão. E isso me encanta até hoje.

O que me faz ser apaixonada por fotografia é a possibilidade de eternizar um momento. É delicioso rever fotos e lembrar de pessoas, viagens, poder contar toda uma história a partir de uma fotografia. Registrar a beleza de uma paisagem, de um sorriso, um olhar apaixonado, o abraço no seu ídolo… a sensação que tenho ao disparar o botão é a de estar guardando alguns segundos do mundo comigo. É a idéia de ter registrado pra eternidade um momento feliz da minha vida.

E para você, o que é a fotografia? E ainda proponho um desafio: aproveite o dia do fotógrafo pra registrar o que a fotografia representa pra você. Depois volte aqui pra nos mostrar o resultado.

15 Replies to “Dia nacional do fotógrafo + desafio”

  1. Igor Fraga

    Comecei a clicar para agradar meu coração, em um dia pessimo fiz uma foto que me transmitia paz e vi nas mão não a péssima compacta e sim uma forma de rever o mundo. Quem disse que com um olho só vemos menos que com os dois olhos? Pelo visor deixei de fotografar só pra mim para realizar sonhos de outros, nada como ver a pessoa realizada com suas fotos ou uma manifestação popular eternizada em um click. Parabens pelo blog!

  2. Lia

    eternizar momentos…acho q é o principal…penso como vc nesse aspecto. Adoro fotografar, adoro deixar registrado aquilo que acho lindo, aquele momento q eu nao quero que acabe mais..e ele nao acaba, pq eu fico revendo as fotos e aquele momento continua ali…quieto, pra sempre.
    No trab não é bem o que gostaria de fotografar, mas só de ganhar a vida fazendo aquilo q eu escolhi, me da uma satisfação muitooo grande…Fotografia, gosto até do nome…Gosto mesmo é de registrar momentos..o meu fickr é um diáro, mas composto por imagens..nao gosto de escrever..rsss mas as imagens mostram tudo..tento passar sentimento em todas..consigo algumas vezes..
    é isso aí..adoro esse blog..vc escreve muito bem..adoro entrar aqui..parabéns..bjins

  3. daniela

    Fotografia para mim vai além do que se pode ser visto,,tem a magia de nos fazer reviver,se emocionar,sorrir,pensar e mas que tudo isso e sentir-se verdadeiramente presente em alguns imagens que jamais poderiamos vivenciar!

    Se a fotografia não estivesse ali..!

  4. Sávio Godoy

    Bom…pra mim, fotografia e amadurecimento de uma paixão. Sempre gostei de estar atrás das lentes. Vendo o que está sendo fotografado, sugerindo enquadramentos diferentes, esperando por momentos especiais, adimirando um detalhe despercebido, etc…Hoje, tenho aprimorado a “arte de enxergar tudo diferente de todos e depois apresentar essa visão escrita por LUZ”….Isso pra mim é Fotografia!!!
    T+

  5. João Samam

    Fotografia é a arte que vive insípida dentro de qualquer ser. Os olhos são a melhor lente e, para o registro, utilizamo-nos de máquinas, câmeras para que haja o fato e o momento de compartilhamento de um momento tocante.

  6. Cacá Dominiquini

    O lance da fotografia pra mim é saber que nunca mais aquele momento vai voltar, e quando a gente fotografa , a gente congela o tempo…E ele nunca mais volta… como a vida… que nunca mais volta para trás… é um lance muito louco e especial, por isso amo fotografar… congelar o tempo!

  7. andre dametto

    fotografia pra mim eh resgate, eh desenvolvimento da alma, eh ressignificacao. Numa boa foto nao existe banalidade, existe encontro. Vivam os olhares novos, viva a Vida.

  8. Dih Duarte

    Amadora

    Amar,
    Adorar,
    Amadorar fotografia.
    Eis uma das distrações
    que preenchem
    meu tempo
    com
    alegria.

    dih duarte

  9. Aline Mikulis

    Fotografia para mim é paixão!
    Assim como vc, tive uma vida recheada de fotos de “apertar de botões”… mas desde a minha adolescência, ainda quando as máquinas digitais não existiam, a paixão pela fotografia me motivava a buscar “imagens únicas”…
    Com a fotografia digital e a minha descoberta por “novas formas” de se fotografar, fiquei viciada…
    Fotografia para mim é paixão, diversão, emoção… FASCINAÇÃO….

  10. Rafael

    Fotografia pra mim, é expressar meus sentimentos, desejos, poesia, vontades através de uma fotografia, atraves do meu olhar, atraves de uma simples lente, q pro mundo pode ser pequena, mas pra mim e um universo de possibilidades.

Deixe uma resposta