[Filme] O Segredo de Seus Olhos

Ontem fui ao cinema e saí com um desejo imenso de escrever sobre este filme, que ganhou este ano o Oscar de Melhor filme Estrangeiro. Mas são milhares de pensamentos e sensações que nem sei por onde começar. Vou logo dizendo que escrevo somente como uma cinéfila que quer compartilhar o que este filme me causou. Apesar de ter feito curso com o mestre da crítica Pablo Villaça, gosto de escrever formalmente, sem técnicas e análises profundas.

Começo destacando o que mais me impressionou. Incrível como um filme extremamente dramático e tenso consegue, no mesmo momento de dramaticidade, utilizar de muito bom humor. Nunca tinha visto um filme com tamanha perfeição ao usar dois sentimentos totalmente antagônicos na mesma cena.Isto ocorre o tempo todo. No instante em que estamos prendendo a respiração por um momento de tensão, já estamos rindo da continuidade extremamente divertida. E isto não quebra o clima, não corta a concentração. Muito pelo contrário. Me lembrei dos filmes do Almodóvar, o cara que melhor consegue colocar humor nos roteiros dramáticos (mas a característica dos dois é completamente diferente).

Outro ponto que achei interessante é a maneira como nos colocamos no filme. Sabemos que a intenção de todo filme é esta, fazer com que a gente se sinta fazendo parte da história e que conhecemos a fundo os personagens. Mas há muito tempo me envolvo como me envolvi neste filme. A interpretação dos personagens é tão leve que passa extrema autenticidade, não vemos aquilo como um filme e sim como algo real, acontecendo com alguém do nosso lado. Atores fantásticos, transmitem as sensações através de suas expressões e de seus olhos, como bem diz o nome do filme. A utilização dos cortes de câmera e montagem, muito bem utilizados, também ajuda nessa realidade.

Indico demais. É um filme extremamente dramático, triste, sensível, pesado e bem-humorado. Roteiro e direção fabulosos!

Fico pensando se um dia os filmes americanos conseguirão chegar nesse nível de sensibilidade.

2 Replies to “[Filme] O Segredo de Seus Olhos”

  1. Pingback: Tweets that mention [Filme] O Segredo de Seus Olhos « Fotografia, cultura e variáveis. -- Topsy.com

  2. LIa priscila

    Esse é maravilhosooo!!! tive o prazer de ver!!! muito bom mesmo…e vc relatou de maneira precisa!!! O filme é isso tudo mesmo!!!

Deixe uma resposta