O que você sentiria ao ser convidado para recriar uma cena da sua vida ocorrida no passado?

Várias vezes já me perguntaram o que a fotografia representa pra mim, porque eu a escolhi como hobby principal e até como forma de ganhar dinheiro. Sempre perguntam o que a fotografia tem, que faz com que todas as pessoas do mundo se sentem felizes em ver fotos, fotografar e guardá-las por algum motivo, registrar ao menos os principais momentos.

A última frase do parágrafo acima já responde uma parte. Guardar momentos. É isso que a enorme maioria das pessoas responde ao ser questionada sobre o poder da fotografia. Eu vou um pouco além. A fotografia guarda momentos sim, eterniza-os. Você pode pegar uma foto de dezenas de anos atrás e ser capaz de lembrar daquele momento, de quem estava com você, o que estavam ouvindo, talvez até o cheiro do lugar. A fotografia nos faz recordar de coisas e situações que se se perdem no meio da nossa mente, e que só reavive vendo a imagem, a cena daquele momento.

Por isso, me emociono com fotografias. Mas há muito tempo não me emocionava tanto quanto agora, vendo este site. O que você sentiria ao ser convidado para reviver uma situação ocorrida no passado? Quais seriam suas sensações, lembranças e reações?
Foi pensando nisso que a fotógrafa Irina Werning, que se diz apaixonada por fotografias retrôs, iniciou um projeto fantástico: pegou fotografias antigas de várias pessoas e convidou-as ao voltar ao mesmo lugar para recriá-las. É impossível não abrir um largo sorriso ao ver as comparações.

É maravilhoso ver as fotos daquelas crianças/adolescentes, tão novinhas e inocentes, ainda sem planos nem preocupações com a vida. E ao lado, os homens e mulheres já independentes e responsáveis por suas vidas. Impossível não tentar adivinhar a trajetória de cada um deles, impossível não se sensibilizar com situações de vida tão iguais, mas tão diferentes.

Será que daqui 20 anos minha vida será do jeito que imagino agora? Com certeza na época da foto original, ninguém se preocupava com isso. Mas  provavelmente a maioria dos personagens deve ter se questionado: será que minha vida agora é melhor ou pior? Será que a guiei de acordo com o que eu pensava na época?

Fantástico!

(Para ver todas as fotos e conhecer o projeto, clique aqui.)

2 Replies to “O que você sentiria ao ser convidado para recriar uma cena da sua vida ocorrida no passado?”

  1. Reiri Bittencourt

    Depois confere no meu flickr a foto da minha prima q foi feita c essa mesma intenção. Pretendo fazer uma minha assim. *-*

  2. Pingback: Tweets that mention O que você sentiria ao ser convidado para recriar uma cena da sua vida ocorrida no passado? « Fotografia, cultura e variáveis. -- Topsy.com

Deixe uma resposta