A fotografia revelada em sentimentos: Música.

Sempre acompanho as estatísticas desse blog. Gosto de saber como as pessoas chegaram até aqui, se através do twitter, outros blogs/sites ou busca no google. E, neste último caso, o tema mais procurado é “frases de fotógrafos”, com algumas variáveis como “frases de fotógrafos famosos” ou “frases sobre fotografia”, assim mais geral. Tenho dois posts sobre o tema ( este e este ), e quando se joga este termo no Google são estas 2 postagens que aparecem em primeiro lugar! Muito bacana.

Mas hoje que quero fazer algo diferente, uma brincadeira. Procurei por músicas que falam do fotografia e retratos. Letras que mostram como a fotografia é importante na nossa vida, como marca relacionamentos, traz boas (e ruins as vezes!) lembranças e até curam saudades. O objetivo da brincadeira é você procurarem outras músicas neste tema, e colar um pedaço da letra nos comentários. Vamos criar um estoque com músicas sobre fotos?

  • “Vou colecionar mais um soneto / Outro retrato em branco e preto / A maltratar meu coração” Chico Buarque.


  • “O retrato do artista quando moço / Não é promissora, cândida pintura / É a figura do larápio rastaqüera / Numa foto que não era para capa / Uma pose para câmera tão dura / Cujo foco toda lírica solapa … É uma foto que não era para capa / Era a mera contracara, a face obscura / O retrato da paúra quando o cara / Se prepara para dar a cara a tapa” Chico Buarque.


  • “E quando o dia não passar de um retrato / Colorindo de saudade o meu quarto / Só aí vou ter certeza de fato / Que eu fui feliz / O que vai ficar na fotografia / São os laços invisíveis que havia / As cores, figuras, motivos / O sol passando sobre os amigos / Histórias, bebidas, sorrisos / E afeto em frente ao mar.” Leoni / Léo Jaime.
  • “Você não sabe mais eu tenho uma foto sua / Que eu fico olhando o tempo inteiro / Querendo você pra mim / Ás vezes me pego perdida / Andando pelas ruas, e a sua imagem / Continua onde eu vou, é sempre assim … Ás vezes fico tão ligada na fotografia / Que parece até, que o seu olhar está querendo me dizer / Que um dia pode ser real a minha fantasia / Que ao seu lado na fotografia, eu iria aparecer” Paula Fernandes.

Falso Retrato – Móveis Coloniais de Acaju


  • Mas eu aqui, eu aqui morrendo / Desaparecendo, como uma foto de Polaroid / Eu morro mais ou morro menos / Tanto fez, você não veio mesmo / Não veio… Isabella Taviani.


  • “Te vejo em minha vida / Como um retrato marrom / São lembranças perdidas / De um passado e tudo bom” Ney Matogrosso.
  • “Sou assim, sem tirar nem por / Num retrato, pb ou cor / Foi um click que me pegou / E num flash me revelou” Fernanda Porto.


  • “No porta retrato / A gente se abraçando / Momentos que ficaram / Difíceis de esquecer” Edson e Hudson.


  • “Hoje eu chorei em meu quarto / ao ver seu retrato lindo / Na parede, é tanta saudade” César Menotti e Fabiano.


  • “Se você não pode vir me manda uma foto sua / Só quero se for nua, só quero se for nua” Rick e Renner.


  • “Tudo nessa casa só lembra nós dois / Foto na estante um namoro a dois” Cláudia Leitte.

Retrato pra Iaiá – Los Hermanos

 Tem uma letra que mostra exatamente a imensidade do poder de uma fotografia. É a história de uma criança que se recupera de um problema graças à fotografia do avô. Se chama “O Milagre da Foto”, música de César e Paulinho. A letra é grande, clique aqui pra ler.

Pra finalisar, a imagem que ilustra este post tem uma história super interessante. O fotógrafo Jarbas Agnelli fotografou pássaros em um fio, achou que aquilo parecia uma partitura e musicou a foto. No vídeo abaixo, o próprio Agnelli conta detalhadamente a história, e você pode “ouvir a fotografia”:

E então, conhece alguma música que fala sobre fotografia e não listei aqui? Compartilhe com a gente através dos comentários!

5 Replies to “A fotografia revelada em sentimentos: Música.”

  1. Amanda Almeida

    Muito obrigada pela visita e elogios, Renata! As visitas aqui vindas do Twitter estão crescendo bastante tb, hehe. Isso é muito bom.

    Muito bem lembrado! Lily Braun tem uma letra linda, metáforas geniais e inteligentes (redundância falar isso do Chico! Hehe).

    Escrevo também para o site Fotografe uma Ideia (www.fotografeumideia.com.br ) e em breve vai entrar no ar um projeto de foto e música. Fique ligada lá que pode ser uma boa fonte de inspiração para as suas releituras! E quando vier a fazê-las, quer ver, hein!

    Abraço e obrigada pela interação ;-)

  2. RêBarbosa

    Estou conhecendo teu blog hoje ! Ah, um dado informativo para as tuas estatísticas, vim pelo twitter, rs. Muito bacana todo o material do site!

    Bom, como chicolatra que sou, quando li as tuas citações de Chico, senti falta de Lily Braun, tem metáforas ótimas:

    “… Só que num relance / Os seus olhos me chuparam / Feito um zoom / Ele me comia / Com aqueles olhos / De comer fotografia / Eu disse cheese / E de close em close / Fui perdendo a pose / E até sorri, feliz ”

    ‘Seus olhos me chuparam feito um zoom’
    ‘Ele me comia com aqueles olhos de comer fotografia’ !?!? Genial, não ?

    PS: Tenho vontade de fazer releituras fotográficas, de algumas musicas do Chico.

  3. redmaju

    A do Leoni:

    Fotografia

    Hoje o mar faz onda feito criança
    No balanço calmo a gente descansa
    Nessas horas dorme longe a lembrança
    De ser feliz

    Quando a tarde toma a gente nos braços
    Sopra um vento que dissolve o cansaço
    É o avesso do esforço que eu faço
    Pra ser feliz
    O QUE VAI FICAR NA FOTOGRAFIA
    SÃO OS LAÇOS INVISÍVEIS QUE HAVIA

    As cores, figuras, motivos
    O sol passando sobre os amigos
    Histórias, bebidas, sorrisos
    E afeto em frente ao mar….

    ;)

  4. Amanda Almeida

    Obaa, verdade Mau.
    Senti que estava esquecendo as melhores, hehe. Em minha busca, só consegui achar essas músicas sertanejas, que nem conhecia antes por não ser o estilo de música que gosto.

    Que bom que você conseguiu selecionar algumas muito boas. A da Adriana Calcanhoto é linda! E saber que eu até gosto dessa do Leonardo? Acho que é por que fico imaginando esta frase, uma foto iluminada pelas luzes da cidade, bem poético! Hehe.

    Muito obrigada pelo elogio e pela contribuição!
    =)

  5. Mau

    Que lindo esse post!

    Desde o “cult” Chico Buarque até o mais simplório sertanejo, muito tem uma foto de recordação em suas músicas. Anote ai, uma antiguinha do brega Leonardo: “As luzes da cidade acesa, clareando a foto sobre a mesa…” (eca!)

    Da Adriana Calcanhoto:
    “Rasgue as minhas cartas, E não me procure mais, Assim será melhor Meu bem! O retrato que eu te dei
    Se ainda tens, Não sei! Mas se tiver Devolva-me!”

    De Victor e Léo: “Joguei fora fotos de nós dois , Reviver você não me faz bem, Nem vai me trazer o que já foi”

    Abraços!

Deixe uma resposta