Os melhores de BH – categoria gastronomia: bar Patorroco!

Saudade do final de semana? É, eu também. Principalmente porque no último sábado estive no que considero o bar com os melhores petiscos de Belo Horizonte: Patorroco! O único ponto negativo da casa mora justamente na qualidade: é muito difícil decidir o que pedir, já que tudo é muito bom!

Localizado no Prado, um bairro que eu adoro e que é point de vários e badalados bares, o Patorroco reúne em um só lugar tudo que eu considero fundamental em um bar: ambiente agradável e atendimento excepcional, além é claro de um cardápio com diversas e excelentes opções.

Recentemente o bar recebeu um upgrade, tendo duplicado a quantidade de mesas que o local comporta. Além das tradicionais mesinhas na calçada, ganhou uma varandinha e um segundo espaço interno. Excelente mudança, já que antes tinha que chegar bem cedinho pra conseguir uma mesa. Mas ainda assim, mesmo com a capacidade duplicada, o bar continua lotado! Coisa boa é assim mesmo.

patorroco

Outro ponto positivo da ampliação veio dos banheiros, que ficaram maiores. (Aproveito pra abrir um parêntese para falar sobre banheiros de bares, que tem ficado cada vez menores! Daqui a pouco vamos ter que fazer malabarismo. Alô, donos de bares! Tá legal não!). Ganharam ponto também por ter papel higiênico, sabonete líquido cheirosinho e papel toalha pra secar as mãos, o que também está sendo esquecido em alguns bares. Nota 10 pro Patorroco.

A decoração continua o charme de sempre. Teto revestido com chitas, que estão presentes também em volta do porta-guardanapos. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Outro ponto que deve ser destacado é o excelente atendimento. Quem nos atendeu foi o garçom Paulo, que esbanjou paciência e simpatia.

E agora vamos ao que interessa: comes e bebes! Cerveja geladinha, um ótimo refresco pra esse calor africano que tem feito em BH. O legal é que lá tem uma excelente carta de cervejas, os cervejeiros mais exigentes vão se esbaldar com os rótulos que a casa oferece. Os drinks de lá também são um caso a parte, sempre muito saborosos e vem com um pirulito  :)

2014-11-08 19.27.26

Já os pestiscos, aaaaahhhh! Aqui eu me perco e poderia ficar até amanhã falando sobre como são maravilhosos! Por isso minha dica é ir de estômago vazio e com mais amigos, que aí é possível experimentar um pouquinho de vários pratos. São muitas opções, desde os muito famosos por terem participado (e ganhado) festivais como o Comida di Buteco e Botecar, como os mais clássicos e comuns, tradicionais de todo bar. Dica boa: alguns petiscos tem a possibilidade de pedir apenas a “meia porção”. Foi isso que fizemos, pra ser possível degustar mais opções :D

Pra começar, pedimos o maravilhoso “Tô fora“: uma tortilha de massa de pastel, coberta com ragú de carne picante, catupiry e jiló desidratado. Vem com um molhinho levemente apimentado. E minha dica é colocar muuuuito azeite por cima. Fica es-pe-ta-cu-lar!

Prosseguindo o deleite gastrônomico, a pedida da vez foi o “Tutu Bola“: bolinho de tutu de feijão recheado com filé suíno e couve, coberto com crocância de torresmo (!) e molho picante. Gente, só experimentando pra entender a delícia que isso é. Um prato bem mineiro, montado de forma super criativa. Achei que o torresmo fosse ficar esfarelando, mas que nada. Ele gruda bem no bolinho e deixa tudo perfeito, cada camada combinando com a outra. Delícia.

Depois disso, começamos a ficar satisfeitas, mas é IMPOSSÍVEL ir lá e não pedir o “Koninguiça“: são mini cones com uma massa que parece tb ser de pastel, recheados com ragu de linguiça calabresa e molho de tomate, cobertos com queijo gorgonzola. Vem com um molho bem picante, o que dá um gosto especial. Gente, sério. É pra comer de joelhos!

Sim, somos 3 mulheres com pensamento muito gordo e guloso. Depois de tudo isso, não resistimos e pedimos o famoso “Acarajé Mineiro“, mas pra levar pra casa e comer no dia seguinte :P De acarajé, só mantem o bolinho de feijão. Um creme de milho com queijo substitui o vatapá, mamão verde refogado substitui o vinagrete e a linguiça desconstruída vem no lugar do camarão. Toda essa gostosura vem em vasilhinhas separadas e é você que monta o seu acarajé. Fala sério, gente!


2014-11-08 22.30.55

Como vocês podem perceber, o que faz o Patorro ter pratos tão deliciosos não é só o sabor. A criatividade, a inovação e a apresentação são de encher os olhos! É muito gostoso você comer algo e ver que foi feito com tanto cuidado, cada detalhe foi planejado, como as vasilhas onde vem cada uma dessas porções. Muitas delas foram feitas exclusivamente para vir de suporte aos pratos. Nota um milhão pro Marcos Proença, o próprio Patorroco, dono do estabelecimento e “chef” da casa. É ele mesmo quem cria essas divindades.

Os pratos que descrevi aqui representam apenas um pequena porcentagem do que o bar oferece. Tirando o bolinho de tutu, já tinha experimentado os outros mas não resisto a comê-los novamente sempre que vou lá. E aí acabo deixando outras delícias para a próxima oportunidade, como o chancliche de queijo minas e lagarto na conserva, que foi campeão do Comida di Buteco em 2012, batendo 40 outros bares concorrentes!

Pra finalizar, alguns dos prêmios que o bar já ganhou: 2 anos consecutivos como campeão do Comida di Buteco, mais tradicional festival de bares da cidade, em 2012 e 2013. Eleito em 2013 pela revista Veja BH como a melhor cozinha de bar da cidade de Belo Horizonte. Eleito em 2014 pelo jornal The Guardian como um dos dez melhores lugares pra se comer em BH. Marcos Proença já foi fazer suas iguarias em programas da Globo.

Depois disso tudo, eu tenho certeza que você está se preparando agora pra conhecer esse paraíso. Então anota aí:

Endereço: Rua Turquesa, 865
Bairro: Prado
CEP: 30410210
Telefone: 3372-6293 e 8477-9877
Cartões: apenas débito

O preço, principalmente das cervejas e drinks não é dos mais baratos. Já as porções tem um preço bem justo, considerando as delícias que chegam às mesas.

2 Replies to “Os melhores de BH – categoria gastronomia: bar Patorroco!”

  1. Amanda - Resposta do Autor -

    Isso aí, Marcos! Meus parabéns a todos que fazem este bar ser muito agradável.

  2. Marcos

    Agradeço em nome de toda a família PATORROCO, mostrarei essa reportagem a todos da equipe e irei parabenizar todos do João Paulo a equipe de retaguarda, do dia e da noite. São esses comentários que nos incentivam a melhorar cada vez mais. Obrigado.

Deixe uma resposta