Conheça 10 sites e aplicativos para viajar gastando pouco

No post anterior escrevi sobre algumas atitudes simples que a gente pode usar no dia a dia e assim conseguir economizar e fazer a viagem dos sonhos. Hoje vou falar sobre sites e aplicativos para viajar gastando pouco. São sites que informam sobre promoções de cia aéreas, oferecem promoções em hospedagem e muito mais.

Existem outras dezenas de aplicativos com objetivos variados, mas aqui vou listar apenas os que eu uso sempre, aqueles principais que todo viajante deve visitar sempre!

Aplicativos para planejar viagem de forma econômica

vista 180 de copacabana. Ap alugado pelo Alugue Temporada.

vista 180 de copacabana. Ap alugado pelo Alugue Temporada.

MELHORES DESTINOS

Este site é o meu queridinho, muito amor por ele! É simplesmente o primeiro a anunciar as promoções das cias aéreas, desde promoções meia boca até aqueles promoções inacreditáveis. É graças a ele que eu costumo ir passar um final de semana aleatório no RJ, por exemplo, que é uma cidade que amo e perto o suficiente pra ir sem depender de folga no trabalho. Vááárias vezes ao ano as cias aéreas fazem promoções onde o preço da passagem está mais barata que a de ônibus! São essas que eu aproveito :)

A dica aqui é ser rápido: assim que eles anunciam as promoções, milhares de pessoas começam a tentar comprar as passagens e essas se esgotam rápido. Vale a pena acompanhar pelas redes sociais e até se cadastrar no site pra ser avisado assim que alguma promoção nova for publicada. O site também tem páginas com roteiros de diversas cidades, informações sobre companhias aéreas e muito, muito mais.

SUBMARINO VIAGENS

Dentre os vários sites de comparações de preços, este é o que eu gosto mais para ver qual cia aérea está com as tarifas mais baratas. Mas nem sempre compro por eles. A dica aqui é, depois de ver qual a cia aéra com o preço melhor, entrar no site da cia e comprar por lá. Costuma ser ainda mais barato, por não ter as taxas do site em questão. Também dá pra pesqusiar hospedagem, mas pra isso eu uso outros sites, a seguir.

ALUGUE TEMPORADA

vista da janela de um ap em Copacabana/RJ.

vista da janela de um ap alugado pelo Alugue Temporada.

Como o nome diz, você pode alugar casa ou apartamentos por temporada. A quantidade mínima de dias varia de acordo com as regras de cada proprietário, mas a maioria aceita até um final de semana (o nome “temporada” confunde muita gente, que acha que só pode ser alugado por quantidade maior de dias). Esse tipo de hospedagem está crescendo muito, uma vez que na maioria das vezes é mais barato que hotel, é mais confortável por estar em casa e tem a comodidade de ter geladeira e fogão, podendo fazer a própria comida e assim economizar na alimentação.

A dica aqui é escolher imóveis que já tenham recomendações positivas de quem já foi. Ligar para o proprietário (se possível pedir um número fixo) ao invés de negociar tudo pela internet é uma ótima pedida. Guardar todos os emails trocados também, que servem de prova no caso de (bate na madeira) você chegar no local e ver que o recebido não foi o combinado. Não cobra nenhuma taxa, o valor é apenas o que o proprietário pedir e nada mais.

AIRBNB

A proposta é a mesma do site acima, com a diferença que este é famoso e muito usado no mundo inteiro. Muita gente neste site costuma alugar só um quarto, ao invés da casa/apartamento inteiro, então é importante ficar atento a isso. Ao contrário do site acima, este cobra uma taxa de serviço. Estão além do valor cobrado pelo proprietário, deve ser pago uma taxa de 10% sobre o valor da transação para o site. Faça seu cadastro através deste link e ganhe R$88 de desconto na primeira reserva!

Esta é a vista da casa que fiquei em Puerto Varas, sul do Chile, pagando pouco mais de R$100 a diária!

puerto_varas-chile-hospedagem

BOOKING.COM

Este eu uso pra buscar hotéis. Dá pra filtrar por preço, região ou estrelas. Gosto dele por 2 motivos principais. O primeiro é que como é um site muito conhecido, cada hotel tem centeeeenas de comentários, seja críticas ou elogios. Principalmente quando a gente não conhece a cidade de destino, ver os comentários de quem já foi é fundamental. Evita de alugar um hotel no fim do mundo, por exemplo.

O 2° motivo é uma ferramenta que eu acho muito boa! Não são todos, mas muitos hotéis permitem que se faça uma reserva e, caso você tenha que cancelar a viagem, pode cancelar a reserva até certo dia sem pagar nada por isso. Muitos aceitam também que se pague só no dia que chegar lá, na hora do check in. É preciso cadastrar o número do cartão de crédito, e muita gente fica com receio disso. Mas já usei assim uma vez e foi ótimo. Aluguei o hostel e só paguei quando cheguei lá. Nada foi debitado do meu cartão. Eles tem parceria com o Multiplus, serviço de milhagem da TAM (entre outras).

TRIP ADVISOR

Também muito usado no mundo inteiro, reúne dicas não apenas sobre hotéis, mas também de serviços e pontos turísticos. Uso ele pra saber quais são os lugares mais recomendados da cidade, quais lugares valem a pena conhecer e quais não são tão indicados assim. Na verdade uso este site mais por diversão mesmo, uma forma de já ir conhecendo o destino antes de chegar nele. Também tem parceria com o Multiplus, então cada resenha que você escreve acumula pontos de milhagem, basta cadastrar sua conta Multiplus :)

EVERNOTE

Um bloco de notas moderno, com zilhões de possibilidades! O Evernote permite que se escreve, salve páginas inteiras da web ou apenas alguns trechos, que se faça anotações e até sublinhe as partes mais importantes. Dá pra categorizar os assuntos por tema e colocar palavras chaves. Ele inclusive busca palavras dentro de imagens, por exemplo! Eu salvo páginas interessantes que acho pela internet afora, guardando tudo num só lugar.

Faço minhas anotações, por exemplo com os lugares que não posso deixar de conhecer. Coloco também informações como endereço do hotel que reservei, horário dos vôos, etc. Dá pra compartilhar com outras pessoas que também tenham o aplicativo, podendo ser editável por todos. Muita gente usa também pra guardar documentos importantes digitalizados. Se acontecer de perder os documentos, por exemplo, você os tem a salvo na internet (só faça isso se seu celular tiver bloqueio por senha, cuidado com a segurança pessoal!).

DURANTE A VIAGEM – Já chegou ao destino? Esses aplicativos ajudam a andar pela cidade:

WAZE

GPS excelente, que te mostra o melhor caminho para chegar de um local X a Y. Uso-o antes de chamar um táxi, por exemplo. Já vejo o melhor caminho e falo com o motorista quais ruas pegar, como se eu já conhecesse a região! Sabemos que alguns taxistas adoram dar uma voltinha com os turistas perdidos, então é sempre bom mostrar que a gente já conhece e tem noção dos melhores caminhos, mesmo que seja mentirinha.   :P

O aplicativo é ótimo porque é alimentado pelos próprios usuários, que indicam onde tem acidentes de trânsito, radares e muito mais.

GOOGLE MAPS

Tem função semelhante ao WAZE, com a vantagem de se traças destinos não só de carro, mas também pra quem está a pé, de bicicleta ou precisa se locomover utilizando transporte público. Ele tem opção de salvar os trajetos offline, pra não ficar dependendo de internet. Muito útil.

FOURSQUARE/SWARM

Qual o melhor restaurante da região? Onde tem o chopp mais gelado? E o melhor ponto turístico? Este aplicativo permite a gente descobrir tudo que tem ao nosso redor (utilizando o GPS) e escolher a melhor opção de acordo com seu gosto. Tem dicas das pessoas que já foram ali e sabem o melhor e pior de cada lugar. É uma ótimo ajuda quando não conhecemos nada da região ou estamos na dúvida sobre o que pedir. Ele também funciona como rede social, onde você dá check-in no lugar que está e vai ganhando pontos, disputando com amigos quem já foi mais vezes em tal lugar.

Como disse lá em cima, esses são os sites e aplicativos que eu uso quase que diariamente. São todos fundamentais para se conseguir fazer um roteiro de viagem interessante, prazeroso e econômico. Existem outras dezenas de aplicativos com finalidades mais específicas. Caso seja do interesse de vocês, é só deixar um recado nos comentários que preparo outra postagem complementar. Usa algum outro aplicativo e gostaria de compartilhar com a gente? Deixe a dica nos comentários!

5 Replies to “Conheça 10 sites e aplicativos para viajar gastando pouco”

  1. Pingback: Dia Mundial do Turismo - coletânea de posts - Próxima Parada

  2. cartier love bracelet on sale

    I hope you never stop! This is one of the best blogs Ive ever read. Youve got some mad skill here, man. I just hope that you dont lose your style because youre definitely one of the coolest bloggers out there. Please keep it up because the internet needs someone like you spreading the word.
    cartier love bracelet on sale http://www.lovebraceletlady.com/

  3. Pingback: Rio de Janeiro: 450 anos de muita praia, aventura, natureza e história. | Próxima Parada

  4. Amanda Almeida

    ótima dica, muito obrigada! Ja vi falar desse site, mas confesso que não lembrava dele. Entrei depois da sua dica e é muito bom mesmo, vou lembrar de acessá-lo mais vezes. Obrigada! :D

  5. Mauricia

    Eu acrescentaria o site http://www.feriasbrasil.com.br/
    Quem já foi dá várias dicas do que fazer ou não, com indicações de locais onde ir, preços, fotos, horários de funcionamento, etc. Quando fui a Arraial d’Ajuda pela primeira vez, me guiei pelas dicas e me dei muito bem.

Deixe uma resposta