São João del Rei e suas belezas históricas e religiosas.

Este ano vai ter feriado prolongado demaaaais, então que tal aproveitar pra conhecer uma das principais cidades históricas mineiras? Localizada na região do Campo das Vertentes, São João del Rei faz parte da Estrada Real, tem população aproximada de 85 mil habitantes, o que a torna uma das maiores cidades da região. É a terra natal do ex presidente Tancredo Neves e do escritor Otto Lara Resende.

São João del Rei – curiosidades

A cidade possui uma característica bastante peculiar: tem uma grande distinção entre a parte histórica e contemporânea. Enquanto na primeira prevalece um clima de tranquilidade, com muitos turistas passeando por suas ruas e conhecendo as inúmeras igrejas, a segunda possui ruas movimentadas com muitas lojas e comércio típico de cidades grandes. Toda essa diversidade acontece muito próximo, com apenas uns dois quarteirões separando o antigo do moderno.

Procurando hospedagem? Reserve pelo Booking, site onde normalmente faço minhas reservas. Recomendo também o Airbnb, onde é possível alugar a casa inteira ou apenas 1 quarto, deixando a viagem ainda mais econômica! Cadastre no Airbnb usando este link e ganhe R$85 de desconto na sua primeira hospedagem.

 

Conheci a cidade só de passagem, meu destino final era Tiradentes (apenas 12km separam as duas cidades) e passei em São João só pra conhecer a parte histórica. Era um sábado e a maioria da igrejas estavam fechadas, então fiquei na cidade por cerca de 2 horas apenas. Mesmo rápido, foi um passeio delicioso!

Em apenas um quarteirão é possível ver as Igrejas Nossa Senhora do Rosário, Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora do Carmo. Por uma viela, no topo de dezenas de escadarias é possível ver a Nossa Senhora das Mercês. Pouco mais adiante, atravessando a parte comercial da cidade, chegamos na Igreja mais clicada pelos turistas, praticamente o cartão postal da cidade. Localizada em uma pracinha tranquila, com seus coqueiros gigantescos, vemos a famosa Igreja São Francisco de Assis. A vontade que dá é de sentar na praça e ver o tempo passar, tamanha paz e sossego que o local transmite.

Pra quem gosta de história, arquitetura e religião, vale a pena ficar ao menos um dia inteiro na cidade, entrando em cada igreja e apreciando seus detalhes. A região conta também com cachoeiras lindas, vale muito a pena conhecê-las. No dia seguinte a dica é pegar a maria-fumaça que leva até Tiradentes.

 

 

São João Del Rey MG (9)

São João Del Rey MG (7)

São João Del Rey MG (10)

cidade historica mg

São João Del Rey MG (8)

São João Del Rey MG (3)

São João Del Rey MG (6)

São João Del Rey MG (5)

São João Del Rey MG (4)

 

One Reply to “São João del Rei e suas belezas históricas e religiosas.”

  1. Pingback: Tiradentes: Turismo, história e natureza. O verdadeiro ouro de Minas Gerais. | Próxima Parada

Deixe uma resposta