São Thomé das Letras – a mais mística das Gerais.

Gosta de cidade calma, tranquila, com muito contato com a natureza e uma aura de boas energias? Então você vai amar São Thomé das Letras, cidade do sul de Minas, distante 337 km de BH e 347 km de SP. Localizada na Serra da Mantiqueira, é a quarta cidade mais alta do Brasil, o que proporciona um friozinho gostoso e uma vista maravilhosa de toda a região. O pôr-do-sol é um dos mais lindos que já vi na vida!

São Thomé das Letras

É uma cidade mística, esotérica e muito agradável. Muitos acreditam que a cidade faz parte de um dos pontos energéticos da Terra (locais que emanam grande energia espiritual), o que leva muitos espiritualistas a visitarem e pesquisarem a região. Independente de estudos, fato é que todo mundo que a conhece reconhece que a cidade tem uma energia calma e relaxante. Muitas lendas rondam a região. Uma delas é que dentro de uma das grutas tem um longo caminho que, veja bem, chega a Machu Picchu! Será que é verdade? hehe.

Como chegar:

São Thomé das Letras mg

De carro, Saindo de BH ou SP, seguir pela BR-381 até Três Corações. O trajeto é excelente, esta parte da 381 é privatizada, então o asfalto parece um tapete. A partir de Três Corações, basta seguir as placas.

De ônibus: ir até Três Corações e de lá pegar o bus que vai até São Tomé. Mas são poucas as opções por dia, é importante pesquisar bem antes pra não perder um dia inteiro em Três Corações. As empresas de ônibus que vão até São Tomé são: Transul, Trectur e Coutinho, pesquise por elas.

Onde ficar:

Procurando hospedagem? Reserve pelo Booking, site onde normalmente faço minhas reservas. Recomendo também o Airbnb, onde é possível alugar a casa inteira ou apenas 1 quarto, deixando a viagem ainda mais econômica! Cadastre no Airbnb usando este link e ganhe R$85 de desconto na sua primeira hospedagem.

 

São Thomé é uma cidade rústica, não tem hotel de grande porte. Lá você vai encontrar muitas pousadas, campings e gente alugando casas e quartos. As duas vezes que fui eram feriado prolongado, e ainda assim conseguimos achar boas opções de hospedagem a preço econômico, mesmo sem reservar antes. Muita gente vai com a ideia de acampar (e existem muuuitas opções pra isso), mas acabam alugando um quarto ou até casa, dependendo do número de pessoas. Sério, sai o mesmo preço quase.

O que fazer:

  • O centro histórico, com suas construções rústicas e típicas do interior foi tombado pelo IEPHA em 1996. Á sua volta, inúmeras formações rochosas, grutas e cachoeiras são conhecidos pontos turísticos. Vale a pena procurar pelo posto de informações turísticas, pegar o mapa e escolher algumas cachoeiras e grutas pra visitar, são lindas! O acesso a elas é fácil, estrada de terra em boas condições. Algumas empresas de turismo também fazem o passeio, oferecendo ainda opções para os mais radicais, que adoram aventuras como rappel, montanhismo, passeios off-roads, trekking e por aí vai.
  • Dentro da cidade tem 2 lugares imperdíveis pra ir à pé mesmo. Da famosa Pedra da Bruxa é possível avistar o extenso horizonte tranquilo e montanhoso das Minas Gerais. Sentar ali, sentir o vento no rosto e admirar montanhas a perder de vista leva qualquer estresse embora.
  • Do mirante (com sua famosa “Casa da Pirâmide”), podemos admirar o pôr-do-sol absurdamente lindo, presente diário da natureza. Centenas de pessoas se aglomeram para ver este show. Acompanhados de vinhos e violões, é uma celebração de agradecimento à vida. De arrepiar. No pé da montanha, antes de chegar na casa da Pirâmide, tem 2 barzinhos bem famosos que sempre rolam shows ao vivo, com bandas de reggae e rock. O cantor Ventania é da cidade e sempre faz shows lá.

Onde comer: 

Por toda a cidade se vê muitos restaurantes com todo tipo de comida, principalmente aquelas mineiras no fogão à lenha, deliciosas! Mas o que considero imperdível mesmo é a pizzaria Ser Criativo. A pizza é feita na pedra, tem a massa fininha e crocante, huuuum! Sem sombra de dúvida é a pizza mais deliciosa que já comi na vida! Vez ou outra ainda tenho desejo dela, hehe.

Mas um pedido importante: por favor, gente. Quando for curtir a natureza, conhecer as cachoeiras e fazer trilhas pela região, vamos preservar! Nada de fazer fogo na mata nem de deixar lixo pra trás. O que está na natureza deve permanecer nela, nada de levar recordações pra casa. A gente vê cada desrespeito que é inacreditável.

Como imagens valem mais que mil palavras, segue algumas para ficarem loucos de vontade de conhecer (ou voltar)! Quem quiser ainda mais fotos é só acessar o álbum no Flickr clicando aqui.

IMG_6514são tome

IMG_6522são tome

IMG_6517são tome

IMG_6495são tome

23 Replies to “São Thomé das Letras – a mais mística das Gerais.”

  1. Edson Amorina Jr

    “Bora para Sao Thome ver disco voador?” :P Sempre ouvi isso quando criança. Minha irmã adora esse lugar, sempre achou realmente uma cidade com energia única. Excelentes fotos! :D

  2. Guaciara

    Lugar realmente maravilhoso e muito místico, adoramos São Thomé! E a viagem de vocês deve ter sido muito legal, cada foto!

  3. Matheus Crespo

    Ahhh adorei São Thomé, uma delícia de lugar mesmo, muito gostozinho.
    Sou suspeito a falar porque adoro esses lugares hippies hahaha. Com certeza um lugar que tem que ser visitado em Minas. Muito legais as suas dicas e as fotos estão lindas também.

  4. Angelica Figueiredo

    São Tomé das Letras me lembra meus 20 anos, rsrs, nessa época meus amigos viviam indo pra lá, e acredita que eu nunca fui? Que pena hein, pelas fotos é lindo mesmo! E super apoio seu lembrete sobre a preservação, vamos nos conscientizar galera! Bjs Angelica @descansanavolta

  5. Daniela Xavier

    Oi Amanda… eu estava doida para conhecer São Tomé, mas juro que depois que comecei a ler mais na internet desisti… dizem que vive lotado, mal tem onde sentar nesses pontos turísticos e é uma galera bem alternativa que frequenta, não sendo ambiente para família com crianças… é verdade isso? Fiquei curiosa!!! Lindo post, lindas as fotos!!! Bjs

  6. Alyssa

    Que fotos incríveeeeis! O lugar parece ter mesmo uma energia bem relaxante! Fiquei curiosa é com essa passagem “até Machu Picchu”, não acredito que ninguém nunca foi testar hahahaha

  7. Pingback: Dia Mundial do Turismo - coletânea de posts - Próxima Parada

  8. Pingback: Let us Inform you

  9. Pingback: You're my Boss full Movie

  10. Pingback: gatineau emploi construction

  11. carolina

    Realmente pra nós que conhecemos, a cidade realmente é mto lindo!!!!!!
    Moro pertrinho de são tomé,adoro ir lá!

Deixe uma resposta