Cerveja artesanal – ingredientes e processos e fabricação

As cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro. É cada vez mais comum vermos pessoas saboreando uma cerveja artesanal, entendendo os vários estilos da bebida e aprendendo como harmonizá-las. O interesse pelas artesanais é tanto que muita gente está fabricando em casa! Mas como se faz uma cerveja? Água, malte, lúpulo e levedura são os principais ingredientes. E o processo de fabricação, quais são as etapas necessárias? Se liga nesse passo a passo básico para iniciantes, categoria a qual me enquadro. Abre aí uma boa gelada enquanto lê como ela foi feita!

Curta a página do blog no facebook!

INGREDIENTES:

Malte

cerveja_artesanal-malte

Elemento básico na composição da cerveja, o malte é um cereal germinado e depois ressecado. Existem vários tipos, entre eles o de trigo, cevada e centeio. A principal função é fornecer açúcares e nutrientes que servirão de alimento ao fermento (leveduras) produzindo álcool e gás carbônico, além de proporcionar aromas e sabores característicos. A cor do malte varia de acordo com a torragem. Quando mais torrado mais escuro ele fica, influenciando na cor da bebida.

Lúpulo

cerveja_artesanal-lúpulo cerveja

O lúpulo é a flor de uma planta trepadeira e tem o papel primordial de conferir amargor e aroma à cerveja. Não é exagero dizer que sem o lúpulo todas as cervejas teriam gosto parecido. Os lúpulos podem ter aromas gramíneos, florais, frutados e terrosos, dependendo da forma como ele é usado (sozinho ou combinado com outros lúpulos). Escolher o lúpulo certo é fundamental para dar a cerveja o gosto desejado. Também possui propriedades conservantes.

Leveduras

A levedura é um fungo microscópico cujo alimento favorito é o açúcar. Ela se alimenta do malte, gerando fermentação e produzindo o álcool. Existem vários tipos de levedura e a escolha delas é que vai determinar se uma cerveja será da família Ale ou Lager, por exemplo.

Outros ingredientes de sabor

Foi-se o tempo em que cervejas eram feitas apenas de água, malte, lúpulo e leveduras. Atualmente se tornou comum cervejas artesanais com sabor de café, chocolate, frutas, mel e o que mais a imaginação mandar. Foi necessário mudar inclusive a legislação nacional que denominava o que é cerveja, antiga reivindicação dos mestres cervejeiros.

FABRICAÇÃO:

Veja agora como é o processo de fabricação da cerveja artesanal, quais as etapas envolvidas e quanto tempo é necessário para cada uma delas.

Moagem (ou Brassagem) e mosturação

como fazer cerveja

O primeiro passo da fabricação de cervejas consiste em moer o malte, quebrando a casca e liberando o amido presente no interior do grão. Em seguida, o malte moído é cozido em água em diferentes temperaturas, com o objetivo de extrair do malte os açúcares necessários para a fermentação. A mistura de água com malte moído é chamada de mostro.

Clarificação, fervura e resfriamento

Nesta fase separamos o mostro líquido do bagaço do malte. As cascas são usadas como filtro natural, represando possíveis impurezas. Em seguida o mostro é fervido por cerca de 60 minutos e nesta etapa adiciona-se o lúpulo, ingrediente que confere aroma e amargor à cerveja, além de ser um conservante natural. A próxima etapa consiste em resfriar o mostro o mais rápido possível utilizando gelo ou outras técnicas. Se o mostro esfria naturalmente aumenta o período de contato com o ambiente, podendo ser altamente contaminado.

Fermentação e Maturação

Hora de adicionar as leveduras dando início à fermentação. As leveduras irão consumir os açúcares do mosto, transformando-os em álcool e gás carbônico. Cada estilo de cerveja requer um tipo de levedura, temperaturas e tempo diferentes. Após cerca de 7 dias começa a fase da maturação, onde retiramos as leveduras do mosto e deixamos a bebida descansar em baixas temperaturas. O objetivo é clarificar o líquido e aprimorar o aroma e paladar. Pode levar de 7 a 20 dias.

Envase e Pasteurização

A cerveja pode ser engarrafada ou armazenada em barris. Por fim deve ser pasteurizada, processo que consiste em colocá-la dentro de um recipiente quente e, em seguida, um gelado. Isso mata os micróbios e aumenta a durabilidade da bebida. Agora é só degustar!

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre como são feitas nossas tão amadas cervejas? Então se liga aqui no blog, em breve terá posts sobre os diversos estilos de cerveja e minhas visitas às fábricas Baden Baden (em Campos do Jordão), Krug Bier e Backer. Para não perder nenhuma postagem, cadastre seu e-mail ali ao lado  —>

A cervejaria Eisenbahn tem uma webserie muito interessante e completa sobre o assunto. São 8 vídeos e o primeiro deles pode ser visto abaixo. Os outros aparecem logo ao dela desta exibição no Youtube.

2 Replies to “Cerveja artesanal – ingredientes e processos e fabricação”

  1. Pingback: design t shirts cheap

  2. Pingback: Sugerido sitio Online

Deixe uma resposta