#UmAbraçoEmMariana – Não foi acidente. Samarco ASSASSINA!

Tanta coisa já foi dita e outras tantas ainda continuam sem explicação. Não se tem certeza de como nem porque a barragem se rompeu, o fato é que hoje um distrito centenário não existe mais. Suas construções históricas, suas ruas cheias de história, seus moradores com tantos planos e sonhos de um minuto para o outro virou lama. Tóxica. Cheia de minérios e impurezas. A lama saiu arrastando casas, carros, animais e pessoas. Vidas.

É inadimissível que até agora, dias depois do acidente, absolutamente NADA tenha acontecido aos diretores e presidentes da empresa, que aqui devemos deixar bem claro os nomes: SAMARCO. Vale (que um dia já foi “Vale do Rio Doce”, este mesmo rio que ela DESTRUIU. Ninguém veio a público se comprometer a dar dignidade para as famílias que perderam tudo. Ninguém veio a público se comprometer a ao menos tentar recuperar o meio ambiente que eles DESTRUÍRAM.

É inadimissível que os moradores só tenham começado a ir para hotéis e casas alugadas depois de muita pressão. É surreal imaginar que doações estejam sendo feitas, para minimizar a dor desses moradores. A SAMARCO tem o dever moral e ético de arcar com tudo, não deixar faltar absolutamente NADA para essas pessoas.

Este é um blog de viagem, escrito por uma pessoa que já rodou muito nessas Minas Gerais. A maior quantidade de posts neste blog são de cidades mineiras, são fotos e relatos de viagens por essas terras que tanto amo, que tanto me emocionam. O tsunami de lama chegou até o Espírito Santo, 500km distante do local da tragédia.

Vou ouvindo o nome das cidades atingidas e vou relembrando as várias viagens de carro saindo de BH e indo para o Espírito Santo. Cidades que já passei tantas vezes, em idas e vindas à praia. Aquela felicidade quando chega em Colatina, saber que mudamos de estado e estamos chegando ao destino. Todas estas cidades atingidas, seus moradores sem água e sem previsão de quando terão novamente. ÁGUA! Esse ítem tão fundamental para a vida.

E é por isso que eu me vejo no dever de cobrar. NÃO FOI ACIDENTE! SAMARCO ASSASSINA!

Os moradores de Bento Rodrigues não vão esquecer da cidade que foi destruída. Nós não vamos esquecer que o Rio Doce, um dos principais do estado, foi DESTRUÍDO. Não vamos esquecer! Essa conta vai ter que ser paga!

 

Ah, minha Minas Gerais, o que estão fazendo com você? Que triste sina, ter tantas minas, gerais!
Tantas minas que atraíram a ganância, vai levando nossa herança e até a esperança.

Ah, minha Minas Gerais.
Será que um dia vão te deixar em paz?
Agora só ouço os seus ais.

samarco-vale-bento_rodrigues

Deixe uma resposta