Cachoeira Alta em Ipoema

Dica rápida pra quem está querendo viajar no feriado mas ainda não se programou: a cerca de 90km de BH está Ipoema, pequena cidade que é distrito de Itabira, faz parte da Estrada Real e tem lindas cachoeiras, entre elas a famosa Cachoeira Alta, com 110 metros de altura.

Estando em Ipoema, chegar na cachoeira é bem fácil. Basta seguir as placas indicativas e 11km depois já está o acesso à cachoeira. Tem estacionamento, camping e uma pequena portaria, onde o proprietário cobra um valor de R$10 a entrada, para manutenção e limpeza. 200 metros de caminhada super acessível e chegou, zero esforço.

Como chegar em Ipoema

Saindo de BH, chegar em Ipoema é fácil e ao mesmo tempo difícil. Fácil porque são menos de 100 km, difícil porque o caminho é pela BR-381, ou seja… a fama triste e negativa da 381 é conhecida por todos, a estrada é perigosa, cheia de curvas e lotada de caminhão. É muito importante ir devagar, sem pressa e com paciência.

Fui seguindo o gps e em dado momento ele me instrui sair da BR e pegar uma estrada de terra, que até hoje não sei se reduziu o tempo da viagem. Mas fato é que passei por um vilarejo com vista bem bonita e que eu nunca tinha ouvido falar, então pra mim foi lucro (adoro essas surpresas!).

Quem não quiser sair da rota basta seguir a 381 direto – sentido Itabira mas entrando antes, em Bom Jesus do Amparo. A partir daí são mais poucos quilômetros em estrada estreita, mas com pouco fluxo. Me informaram que saindo de BH também é possível ir por Santa Luzia pra fugir do trânsito, mas aí a viagem é praticamente toda por estrada de terra. Garantia de belas paisagens, ao menos.

Cachoeira Alta

cachoeira alta ipoema mg

Poço da Cachoeira Alta. A foto de todo o comprimento da cachoeira você vê no final deste post.


A cachoeira é linda, realmente alta e imponente. Quando fui, o dia não estava muito quente, ventava e as águas respingavam longe, fazendo um friozinho. A água estava gélida e poucas pessoas se arriscavam a entrar. O poço é fundo, então a graça para a maioria das pessoas era mesmo sentar nas pedras, fazer um lanche (recolham TODO O LIXO, por favor!), bater papo e contemplar aquela beleza.

Também é possível chegar ao topo da cachoeira, seguindo por apenas 1km a partir do camping. Apesar de curto, o trajeto é um pouco íngreme e por mata mais fechada, então é bom ir com calçado adequado. O visual lá de cima é maravilhoso!

Ipoema

A cidade é pequena, segundo o IBGE em 2015 tinha menos de 3 mil habitantes. É uma típica cidade do interior, tendo uma igreja na praça principal e aquela tranquilidade maravilhosa que dá vontade de ficar dias por lá. É lá também que se encontra o Museu do Tropeiro, com mais de 500 objetos que contam a história e valores da cultura tropeira.

Outras cachoeiras

Além da Cachoeira Alta (é a mais famosa por ser a mais alta e por acontecer um festival de música eletrônica todo ano), a região tem outras cachoeiras que valem a visita. A Cachoeira Patrocínio Amaro tem 2 quedas totalizando 50 metros e poço raso, sendo boa para ir com crianças. Outras cachoeiras são a Boa Vista e a Cachoeira do Meio. Ao chegar na cidade, informe-se com moradores sobre como acessar.

ipoema minas gerais

Paisagem a caminho da Cachoeira Alta.

Onde se hospedar

Procurando hospedagem? Reserve pelo Booking, site onde normalmente faço minhas reservas. Recomendo também o Airbnb, onde é possível alugar a casa inteira ou apenas 1 quarto, deixando a viagem ainda mais econômica! Cadastre no Airbnb usando este link e ganhe R$85 de desconto na sua primeira hospedagem.

 

Antes de ir eu entrei em contato com algumas pousadas gostei da Pousada Cachoeira Patrocínio Amaro, que fica próximo à cachoeira de mesmo nome. (Ou seja, mais distante do centro). Parece ser em um local bem agradável e como está no mesmo “terreno” da cachoeira, é um facilitador. Mas ligue e agende com antecedência, acabei não me hospedando lá porque decidi 2 dias antes e já não tinha mais vaga para o final de semana. Acabei me hospedando em um vilarejo maravilhoso chamado Serra dos Alves, conto em breve em outro post.

Outras opções são a Pousada Estrada do Rei, para quem prefere ficar bem no centrinho da cidade. Para quem gosta de mais requinte, a sugestão é a Pousada Pedra que Brilha.

Quem prefere economizar e acampar, tem uma área extensa bem próximo à entrada da Cachoeira Alta.

Além dessas, existem outras opções de pousadas menores, basta rodar pela cidade e ver as placas. Essas são boas para quem vai de última hora, normalmente há vagas em algumas delas.

Gostou do post e das dicas? Divulgue, compartilhe, mostre aos amigos! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe uma mensagem nos comentários  :)

cachoeira alta em ipoema mg

Cachoeira Alta, 110 metros de queda!

Deixe uma resposta