Cinema Belas Artes – para quem gosta de filmes alternativos

Semana passada estive novamente no Cinema Belas Artes e ele com certeza merece lugar de destaque neste blog. Último cinema de rua ainda existente em BH, o Belas Artes é um charme só. A começar pelo carrinho de pipoca que fica na calçada, com aquele cheirinho gostoso exalando pelo ar.

Logo na entrada tem uma livraria e um café, duas coisas que amo. É uma delícia chegar mais cedo pra tomar um café, drink ou cervejinha, enquanto aguardamos o horário do filme. Heinekens geladinhas são sempre uma excelente pedida. A livraria tem muitos títulos sobre arte e só é preciso um cuidado ao entrar: com tantas obras fantásticas, corre-se o sério risco de se distrair e acabar perdendo a hora do filme   :P

O cinema Belas Artes é meu favorito e estes são os motivos:

1- Como já disse, é o único cinema de rua de BH. Pra quem ama a sétima arte, nada melhor que ir em um lugar criado com esta finalidade. É um mundo bem diferente dos cinemas de shopping;

2- Grade de filmes diferenciada. Blockbusters enlatados que visam apenas número e não qualidade não se encontra lá. Não gosto desse termo, mas pra entender podemos dizer que é um cinema de filmes “cult”. Filmes alternativos, produções de diversos países que raramente vamos ver em outro cinema.

3- Talvez pelo mesmo motivo do ítem 2 aliado ao fato das salas não serem enormes, a falta de educação que vemos em outros cinemas dificilmente é visto lá. Pessoas conversando no meio do filme, rindo e falando no celular só vi uma vez. Coisa que infelizmente acontece toda vez que vou em outros cinemas.

4- Com a moda ridícula da maioria dos cinemas de exibir filmes dublados, aqui não tem essa preocupação. O áudio original faz parte do filme e como o Belas Artes preza pela qualidade, não mutilam a obra. (Pra entender porque abomino completamente as legendas, recomendo fortemente a leitura deste texto excelente do Pablo Villaça: “Os malefícios da dublagem“.

cinema-belas-artes-bhPra finalizar os pontos positivos, o cinema sempre está com uma exposição diferente. Vale a pena ir com calma para apreciar, além da arte cinematográfica, artes como fotografia, literatura, desenho, pintura e muito mais. Acontecem também ao longo do ano alguns festivais interessantes.

Dicas úteis:

– Antigamente era possível comprar um passaporte, para comprar ingressos com 50% de desconto durante todo o ano. Não achei esta informação no site no momento, mas vale a pena perguntar.

Informações: Rua Gonçalves Dias, 1.581 – Lourdes – Belo Horizonte Fone: (31) 3324-7232 Sala 1: 138 lugares Sala 2: 123 lugares Sala 3: 76 lugares.

Deixe uma resposta