Enoteca Decanter – almoço harmonizado

No mês passado este blog recebeu um convite super delícia para um almoço harmonizado na Enoteca Decanter. Criado pelas mãos talentosas do chef Rafael Carvalho e maravilhosamente bem harmonizado pelo sommelier Nelton Fagundes, devo dizer que fui uma experiência muito saborosa. O menus é leve, com um tempero marcante mas suave, tudo muito bom. Esse almoço harmonizado acontece todo sábado, cada dia com um prato diferente. Veja agora as delícias que eu pude saborear no dia que fui.

Almoço harmonizado na Enoteca Decanter

Como 1a entrada, uma deliciosa polenta cremosa com ragú de cogumelos e ovo mollet. Amo polenta e amo ovo, então já imaginam, né. Que sensação maravilhosa ver aquele ovo mollet se partindo e saindo lá de dentro uma gema molinha… uau! Esta delícia foi harmonizada com o vinho Chardonnay Estate Reserva 2015 – De Martino (Maipo – Chile).

A ideia da harmonização é começar com vinhos leves até finalizar com os sabores mais fortes e intensos, e foi exatamente assim. Vinho muito saboroso, estou indo pro Chile este mês e irei pra uma cidade pertinho de Maipo, já quero trazer uma garrafa!

Enoteca decanter

De 2a entrada, badejo sobre couscous e molho de legumes tostados. Não sei dizer se gostei mais do badejo ou do couscous. A combinação deles dá uma sensação tão boa! Vontade de ficar comendo e comendo e comendo… o vinho foi o Rosé Syrah 2015 – Las Moras (San Juan – Argentina). Delícia!

Enoteca decanter

O prato principal foi um bife de chorizo ao rôti de café com purê de batata e alho negro. Bife de chorizo, já nem preciso falar mais nada, né  <3. O rôti de café deu um charme especial pra paladar, que explode de sabores quando se toma um gole do vinho (Carpaneto 2011 -Castello di Magione (Úmbria – Itália). Não sei qual a vontade maior, se de aprender a cozinhar bem assim ou se de fazer aulas de sommelier pra aprender a harmonizar. Bendito foi o cara que inventou a boa gastronomia, e bendito duas vezes o que aprendeu a harmonizar. Incrível como faz diferença, sério!

Enoteca decanter

Depois de tudo isso, ainda teve uma sobremesa espetacular pra fechar: Sorvete de cupuaçu com calda de maracujá e frutas vermelhas e vinho Ruby Porto – Fonseca (Porto – Portugal). Sem palavras!

Enoteca decanter

A Enoteca Decanter é referência em BH quando o assunto são vinhos de qualidade. A casa conta com centenas de rótulos da bebida, sendo uma ótima pedida para uma visita quando você quer comprar aquele vinho gostoso pra tomar em casa. Lá também vende produtos como queijos, massas e acompanhamentos pra fazer aquela receita caprichada. Mas antes de ir pra casa, vale a pena parar, tomar algumas taças enquanto se delicia com os pratos da casa.

Como eu disse no começo do texto, todo sábado o menu do almoço harmonizado muda, então fique ligado ans redes sociais da Enoteca para conferir qual será o menu do dia. Ah, e recomenda-se fazer reserva!

Agradeço demais à Enoteca Decanter e à Julia da Zoom Comunicação pelo convite. Também estavam presentes a Clara Senra, do Alho e Pimenta; Lorena Martins do Ameixa Japonesa e Ana Sandim e Renan Lameu do Ingrediente da Vez. Prazer conhecê-los e passar uma tarde tão gostosa.

Onde:
Enoteca Decanter
R. Fernandes Tourinho, 503 – Funcionários
Horário: 10h às 23h
Para o almoço harmonizado, recomenda-se fazer reserva! Valor do almoço: R$139
Tel.: (31) 3287-3618

blog gastronomia bh

Deixe uma resposta