Semana Internacional do Café

Neste blog eu falo muito sobre comidinhas e cerveja, mas se tem uma coisa que gosto demais é café. Acho que o dia só começa (e termina!) depois de uma boa dose de café! Por isso foi com felicidade que recebi o convite para participar amanhã do lançamento oficial de um dos maiores eventos do setor, a Semana Internacional do Café. Vem que vou te contar como vai ser o lançamento e a programação do evento.

Semana Internacional do Café

O evento acontece em setembro, mas o lançamento oficial já vai ser amanhã, dia 09 de agosto no Museu das Minas e do Metal. As novidades e os destaques de um dos maiores eventos do setor cafeeiro serão apresentados aos convidados (eu entro aqui!! :D) e à imprensa, seguido de degustação na Praça da Liberdade.

A Liga dos Baristas e as 15 cafeterias da capital participantes do projeto Café da Semana* vão oferecer a bebida das cinco regiões produtoras de Minas Gerais. Os baristas apresentarão ao público preparos diferentes de cafés especiais, com o objetivo de divulgar os melhores grãos do estado e o roteiro de cafeterias, que será promovido pela Semana Internacional do Café a partir do final do mês.

semana-internacional-cafe-1

*Projeto Café da Semana

O Projeto também faz parte da programação do evento. Entre os dias 23 de agosto e 23 de setembro, 15 cafeterias da cidade apresentarão aos clientes cafés das cinco regiões produtoras de Minas Gerais (Cerrado, Mantiqueira, Sul, matas de Minas e Chapadas), além dos diferentes tipos de preparos.

Semana Internacional do Café – de 21 a 23 de setembro

A Semana Internacional do Café é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece em Belo Horizonte, capital do maior Estado produtor do Brasil, e conta com ampla programação e eventos simultâneos, focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

O evento é hoje uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil e tem como foco desenvolver o mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno e para os países compradores além de potencializar ao máximo o resultado econômico e social desse setor. Simultaneamente acontece também o Espaço Café Brasil, maior feira do setor que neste ano chega à sua 11ª edição.

Durante o evento acontece a Copa dos baristas, onde os profissionais duelam no preparo de espressos, cappuccinos e cafés filtrados. Disputa boa! Outra coisa que achei bem legal que vai acontecer durante o evento é o 6º encontro da IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café formada por mulheres envolvidas em toda a agroindústria do café – do grão à xícara e inspira e fortalece as mulheres através do acesso a treinamento, aprendizado e informação. Mulherada mandando ver!

Vai rolar também o Coffee of the Year Brasil, a premiação do melhor café do Brasil, além de uma infinidade de atrações. Vale a pena conferir todas as informações e a programação no site: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Deixe uma resposta