La Guapa – Empanadas e doces da chef Paola Carosella

Fazia um tempinho que eu estava louca para voltar em São Paulo “só para” conhecer alguma das unidades do La Guapa, cafeteria que tem como comandante a Paola Carosella, jurada do Masterchef Brasil e considerada uma das melhores chefs de cozinha de São Paulo. O carro-chefe da casa são as empanadas (Paola é argentina) e o tabletón (veja receita no final do post) – chamado de “alfajor gigante” – e foram essas delícias que experimentei e vou te contar como foi a experiência.

La Guapa – empanadas deliciosas da chef Paola Carosella

São 3 unidades em SP e escolhi a do Jardins, localizada a 3 quarteirões de onde eu estava hospedada. É preciso ficar atento, porque o café fica dentro da Livraria da Vila e nenhum lugar cita isso, passamos direto pela rua até nos darmos conta. Percebi que era ali mais pelo cheiro das empanadas, que estava invadindo o lugar. Mas nada de placas, precisei perguntar ao atendente, que indicou o andar acima. Subindo as escadas chegamos naquele cantinho charmoso, onde a cozinha fica às vistas dos clientes (adoro isso).

Paola é super defensora da alimentação saudável e orgânica, então os ingredientes já tem aquele sabor a mais. São 8 sabores de empanadas, sendo uma vegana. Escolhi a salteña, que é a tradicional com carne, azeitonas, ovo caipira e batata cozida, uma delícia. A massa é bem crocante e sequinha e o salgado é assado na hora, chega quentinho à mesa. Experimentei também a porteña, que é uma combinação de 3 queijos com tomates assados e manjericão fresco. Delícia! Cada empanada sai por R$7,50.

la-guapa-paola-carosella-2

Mas o que mais estava me deixando curiosa era o tabletón, o tal do alfajor gigante que já foi inclusive tema de uma das provas do Masterchef Brasil e desde então me deixou com água na boca e louca para experimentar. Ele leva muuuito doce de leite argentino (que é uma coisa de outro mundo) e cacau amargo da Bahia. Para acompanhar, um chantilly de cachaça e fava de baunilha que senhoooor! Deixa a combinação muito delícia. Bom demais quando a gente está com expectativa de comer uma coisa e ela atende essa expectativa, né. Adorei.

Gostei também que lá já tem um “combo” lanche, que vem uma empanada, um sorvete ou alfajor e um café expresso por R$20. Tudo feito com doce de leite argentino, de comer rezando. Sério, vale a pena convidar um amigo para irem pra lá, assim dá pra dividir os pedidos e experimentar de tudo um pouco  :)

Tableton do La Guapa, da chef de cozinha Paola Carosella, jurada do Masterchef Brasil.

Como prometido, segue a receita do tabletón. (Rendimento 12 porções – Tempo de preparo 50 min)

Ingredientes:
8 gemas;
1 xícara (chá) de vinho branco seco;
450 g de farinha (aproximadamente);
raspas de 3 laranjas;
2 colheres (sopa) de semente de erva-doce picada;
2 xícaras (chá) de chantilly batido com 2 colheres (sopa) de cachaça;
doce de leite o quanto baste;
cacau amargo em pó o quanto baste.

Modo de fazer:
1 Misture as gemas, as raspas, o vinho e as sementes de erva-doce.
2 Acrescente a farinha e amasse até formar uma massa lisa. Utilize mais farinha, se for necessário.
3 Separe a massa em 4 bolinhas. Abra cada bolinha em tiras de 10 cm de largura por aproximadamente 25 a 30 cm de comprimento.
4 Espete com um garfo e coloque em assadeiras limpas, sem untar.
5 Asse em forno preaquecido a 180°C, até que fiquem douradas e sequinhas.
6 Retire do forno, tire da assadeira e ponha direto em uma superfície lisa.
7 Coloque numa travessa, cubra com uma camada de doce de leite à vontade.
8 Cubra com a outra massa, volte a colocar doce de leite, outra camada de massa e repita a operação.
9 Polvilhe com cacau e sirva acompanhado do chantilly.

 

 

La Guapa
Alameda Lorena, 1731 – Jardins. São Paulo/SP
www.laguapa.com.br

 

Deixe uma resposta