Conheça as deliciosas Pataniscas servidas em bar de Copacabana

Você sabe o que são Pataniscas? Se ainda não ouviu falar nessa iguaria, precisa conhecer o bar Pavão Azul no Rio de Janeiro, mais precisamente em Copacabana. Premiado por vários anos seguidos pela revista Veja Rio como o melhor “pé sujo” da cidade, o Pavão Azul tem clientes fiéis, tira gosto caprichados e um atendimento de primeira. Ah, está curioso para saber sobre as pataniscas? Então vamos à explicação.

Pataniscas são bolinhos de bacalhau mas que não levam batata na composição, ao contrário da receita clássica. A ausência deste ingrediente faz com que o gosto do bacalhau seja realmente destacado. O resultado é um bolinho delicioso, com massa sequinha e crocante. A única coisa ruim é que não dá vontade de parar de comer!

pataniscas-bar-pavao-azul-rj

Mas não é só a patanisca que faz o sucesso do bar. No cardápio o cliente encontra variedade de pratos e tira-gostos bem gostosos, nos quais fazem sucesso os pastéis, o arroz de camarão e os escondidinhos de camarão e carne seca, além de outras delícias.

Tamanha qualidade levou o bar a sempre ter filas de espera, tanto de cariocas quanto de turistas brasileiros e até estrangeiros. O sucesso é tanto que as proprietárias (as irmãs portuguesas Bete e Vera Afonso) resolveram abrir outra unidade, chamado de Pavãozinho, bem de frente pro estabelecimento original.

Ainda assim as filas existem, mas são contornadas com aquele jeitinho carioca de ser. Engradados de cerveja são improvisados como mesa e quem está na fila começa o aquecimento por ali mesmo, enquanto espera alguma mesa vagar.

Em 2012 a prefeitura do Rio instituiu um decreto tornando 14 bares da cidade como “Patrimônio Cultural Carioca“, bares que traduzem o espírito carioca de festejar. O Pavão Azul está entre eles e é bem isso: um lugar gostoso pra tomar uma cerveja gelada, comer bons petiscos e jogar conversa fora, seja com os amigos e até mesmo com os atenciosos e divertidos garçons e até com o pessoal das mesas ao lado.

Então anota aí a dica, quando for ao Rio de Janeiro não deixe de conhecer o Pavão Azul. Aproveite que ele fica em boa localização, a dois quarteirões da praia e passe por lá para um almoço ou happy hour no fim de tarde.

Bar Pavão Azul
Endereço: Rua Hilário de Gouveia, 71. Copacabana – RJ.

Procurando hospedagem no RJ? Reserve pelo Booking, site onde normalmente faço minhas reservas. Recomendo também o Airbnb, onde é possível alugar a casa inteira ou apenas 1 quarto, deixando a viagem ainda mais econômica! Cadastre no Airbnb usando este link e ganhe R$85 de desconto na sua primeira hospedagem.

Gostou? Conheça outro bar incrível no RJ, com a melhor vista da cidade: o Bar da Laje, no Vidigal.

 

Bar Pavão Azul - RJ.

Crédito da foto: Revista Veja Rio

Deixe uma resposta