Bar do Baiano no bairro Pompéia é boteco raiz

Indo ao avesso às modas gourmets, meu gosto pessoal para bares vai para o lado mais clássico, tradicional, aquele butiquim onde todo mundo se conhece, com tira gosto de buteco mesmo e se possível com as saudosas estufas, cheias de gostosuras prontas e quentinhas. Por isso fiquei feliz de conhecer o Bar do Baiano, que esse ano faz 50 anos de existência.

Bar do Baiano é opção no bairro  Pompéia

Ele tem tudo isso que eu disse acima e muito mais. Cheguei em um domingo, depois de já ter passado pelo charmoso Juramento 202 (localizado no mesmo quarteirão) e fui logo atraída pela churrasqueira elétrica recheada de codornas bem assadinhas, carne seca, batata e mandioca. Logo vi que tinha encontrado um desses bares-relíquias, que quase não vemos mais pela cidade.

Repara como o copo vem geladinho!

Uma vez acomodada, fui conferir as cervejas e aí veio outra surpresa: variedade de cervejas artesanais! Um buteco raiz com cerveja de verdade, aquilo foi maravilhoso! Estilos diversos de Backer e Colorado, além de outras como Eisenbahn, Nortena, Estrella Galícia, Serra Malte, Heineken, Ecobier puro malte (já tomaram? Excelente custo benefício e gosto muito!) e várias outras.

Achou que a codorna citada acima era a única coisa diferente para petiscar? Então segura essa: uma das coisas que fazem muito sucesso no bar é o pastel de couve flor e vou te dizer, que coisa gostosa! Sequinho e muito saboroso, desce muito bem com uma cerveja gelada. Fiquei sabendo quase em primeira mão que os pastéizinhos serão servidos eventualmente no Juramento 202. Legal essa parceria, né?

Olha pro cê vê como que o butiquim é desses tradicionais: eles não tem cardápio, embora alguns petiscos tenham por lá quase sempre e estão listados naqueles quadros antigos, de letrinhas. A churrasqueira elétrica só funciona aos domingos, por volta de meio dia tá completa e com grande variedade de carnes, como está no vídeo abaixo. Para informar o que tem no dia, o proprietário manda mensagem por whatsapp pelo grupo do bar. Este é o vídeo que ele fez no dia e mandou para os clientes. Achei maravilhoso!

E não se preocupe se quiser ir com turma grande: logo em frente eles tem um espaço bem bacana, quintal com mesas debaixo de frondosas árvores. É só avisar com antecedência informando quantas pessoas irão que eles liberam o espaço.

Então fica aí a dica, vale muito a pena reservar um final de semana para conhecer bares fora do circuito tradicional. BH oferece muita variedade e coisa boa, basta um passeio por bares diferentes pra gente tropeçar nessas relíquias!

Serviço:
Bar do Baiano

Rua Iara, 912 – Pompéia, Belo Horizonte/MG.
(31)3467-2945
Horário de Funcionamento (aproximadamente)
Segunda a sexta – 18hs às 23hs
Sábado e domingo – de 11 à 19hs

Conheça outros bares de BH!

 

O famoso pastel de couve-flor (que não saiu muito bem na foto) e um pastel de carne bem recheado.

Codorna com batatas assadas.

Deixe uma resposta