Est Est Est – tradicional comida italiana em BH

Fazia tempos que eu queria conhecer o Est Est Est!, um restaurante de comida italiana que me foi muito recomendado e que tem no currículo vários prêmios e certificados gastronômicos. Após conhecer, pude comprovar todos os elogios. O chef Simoni Biondi é italiano de verdade e tem como proposta oferecer uma refeição típica daquele país, sem influências brasileiras. Ou seja, passar algumas horas por lá é uma verdadeira imersão nos costumes italianos! A experiência foi excelente e compartilho agora com vocês.

O Est Est Est tem como objetivo apresentar a culinária clássica e familiar que é bem característica na Itália, e que varia conforme a região. Por isso além do menu fixo, a casa conta com um quadro onde apresentam um menu que é trocado a cada cerca de 20 dias, apresentando-nos uma região diferente.

Est Est Est autêntica cucina italiana

Procurando hospedagem? Reserve pelo Booking, site onde normalmente faço minhas reservas. Recomendo também o Airbnb, onde é possível alugar a casa inteira ou apenas 1 quarto, deixando a viagem ainda mais econômica! Cadastre no Airbnb usando este link e ganhe desconto na sua primeira hospedagem.

As massas são artesanais e frescas, feitas lá mesmo. Os pratos são servidos fielmente ao modo italiano, ou seja: entrada, primeiro prato (normalmente uma massa), segundo prato (carne) e sobremesa. Para os italianos é quase um pecado servir a carne junto com a massa, então eles seguem à risca a tradição.

Experimentei o menu degustação da região da Lombardia, que tem Milão como principal representante e a sequência foi assim:

– Antipasto (entrada):

*Asparagi alla milanese (aspargos gratinados servidos com ovo frito). Sem dúvida o melhoraspargo que já comi, saboroso e crocante. O ovo vermelhinho por cima com aquela gema saborosa é uma coisa espetacular.

* Strangolapreti in brodo (almôndegas de pão e espinafre no caldo de legumes).

As duas entradinhas são outra característica da Itália, de acordo com o chef: poucos e simples ingredientes formando um prato saboroso!
Prato do Est Est Est - almôndegas de pão Prato do Est Est Est - aspargos com ovo

 

-Primo piatto (primeiro prato)

*Casoncelli alla bresciana (massa recheada de linguiça) na manteiga de sálvia. Massa fresca, nem tem muito o que falar, né? Parece comidinha de vó!

– Secundo piatto (segundo prato)

*Cotolette di vitelo a milanese (carré de vitelo empanado a milanesa servido com polenta de cogumelo). De acordo com o chef, a carne é prensada de modo a ficar parecida com um bife, o que a deixa mais saborosa. Carne macia e suculenta!

Prato restaurante Est Est Est - carré de vitelo

– Dolce (sobremesa)

*Sbrisolona (doce típico da Lombardia, leva amêndoas e uma bola de sorvete por cima).

Foi uma excelente experiência gastronômica, harmonizada com um espumante bem gostoso. Falando nisso, a casa conta com quase 200 rótulos de vinhos e espumante, todos italianos! A carta é enorme e bem detalhada.

Além do prazer gastronômico, o aconchego do lugar ajuda a termos uma noite bem agradável. O lugar é lindo e bem grande, é uma casa de 3 andares com mesas internas e externas (incluindo um rooftop no último andar, delícia!). Na verdade é uma casa mesmo, que foi construída na década de 30 pelo bisavó dos sócios, Henrique Passini e Leonardo Pedretti.

E é assim que a gente se sente ao visitar o Est Est Est, como se estivéssemos em um belo almoço ou jantar na casa de legítimos italianos! Com certeza é um lugar para voltar sempre e sempre.

Est Est Est restaurante italiano em BH

Promoções do Est Est Est:

Quarta-feira: A cada 4 mulheres na mesa, a casa oferece uma garrafa de espumante.
Quinta-feira: Rodada dupla de drinks típicos italianos.

Preços

Um parágrafo especial para parabenizar a casa por colocar o cardápio no site com os preços! Não consigo entender a preocupação que quase a totalidade dos estabelecimentos tem de colocar o preço, ajuda muito!Uma estrelinha a mais para o Est Est Est por isso.

Serviço:
Est Est Est
Avenida Getúlio Vargas, 107 – Funcionários

Deixe uma resposta