Harmonização de queijos com Eduardo Girão

Tem coisa mais mineirinha do que degustar um delicioso queijo? Tão tradicional em terras mineiras, todo mundo já deve ter comido um queijo do serro, canastra e tantos outros. Mas você sabe a diferença entre eles? Cada região produtora tem suas peculiaridades e isso se reflete no sabor do queijo produzido.

Degustação harmonizada de queijos e vinhos

Uma excelente oportunidade para conhecer tipos diferentes de queijo e saber mais sobre a região em que foi produzida, curiosidades dos produtores, tempo de maturação e muito mais é participar de uma das degustações harmonizadas elaboradas pelo Eduardo Girão, jornalista gastronômico que tem viajado o estado em busca destas preciosidades.

No próximo dia 18 de julho terá harmonização de queijos e vinhos, com Girão e o sommelier Arilton Soares! Super convidativo para esses dias mais frios, vamos lá? Será às 20hs no restaurante Santa Fé, também com patrocínio da Casa Flora. Serão degustados 5 queijos especiais e 5 variedades de vinhos. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail eduardotristaogirao@gmail.com ou pelo celular (31) 99205-7206. Nos vemos lá?

Eduardo Girão jornalista gastronômico

Acho muito interessante saber mais detalhes sobre o que a gente come, ainda mais quando existem centenas de variedades e modo de preparo. Um queijo pode ser fresco – como o que compramos mais frequentemente – e pode também ser maturado por 1, 2, 5, 12 meses ou mais, dependendo do desejo do produtor. E claro, tudo isso influencia no paladar.

Essas curiosidades são abordadas durante a degustação, num bate papo descontraído e agradável. Minha primeira participação foi no Svarten Mug e a harmonização foi com cervejas artesanais importadas pela Casa Flora, importadora responsável por trazer a BH muita coisa deliciosa.

Degustamos 5 tipos de queijos e 5 cervejas diferentes. Muito interessantes analisar o sabor dos queijos e como eles harmonizam com as cervejas, realçando e intensificando os sabores. Confesso que os queijos muito maturados ainda me são muito complexos e até difíceis de comer, mas é um aprendizado incrível e pretendo participar das harmonizações com mais frequência, até para acompanhar a evolução do meu paladar.

Procurando hospedagem? Reserve pelo Booking, site onde normalmente faço minhas reservas. Recomendo também o Airbnb, onde é possível alugar a casa inteira ou apenas 1 quarto, deixando a viagem ainda mais econômica! Cadastre no Airbnb usando este link e ganhe R$85 de desconto na sua primeira hospedagem.

degustação e harmonização de queijo minas

degustação e harmonização de queijos

Queijo do Gir - Queijo do Serro

queijo cabacinha Jequitinhonha

queijo Faixa Dourada - sul de minas

harmonização queijos e cerveja artesanal

harmonização queijos e cerveja artesanal

Deixe uma resposta